domingo, 26 de dezembro de 2010

Aula aberta - Doutor Alexandre Mota Pinto

No Sábado de manhã, dia 8 de Janeiro, pelas 11h30, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai receber a visita do Docente em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Doutor Alexandre Mota Pinto, num seminário/aula aberta sobre os "Princípios Fundamentais de Corporate Governance-Governação Corporativa".

A moderação pertencerá ao Director do Curso de Solicitadoria, Prof. Doutor Gonçalo Melo Bandeira. O evento surge no âmbito da unidade curricular de “Direito dos Contratos”, inserida no Curso de Gestão Bancária e Seguros e, também, no Curso de Solicitadoria
Alexandre Mota Pinto, Advogado, é Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Doutorado pelo Instituto Europeu de Florença, e Sócio daquela que é considerada a maior Sociedade líder e o maior escritório de Advogados de toda a Península Ibérica, a “Uría Menendez-Proença de Carvalho” 


A aula, que contará ainda com as intervenções do Director da ESG, Mestre Agostinho Veloso da Silva, e da Directora do Departamento de Direito, Profª. Doutora Irene Portela, será aberta ao público até à capacidade máxima do auditório.

Sobre o Docente e Advogado Doutor Alexandre Mota Pinto: 

Alexandre Mota Pinto tornou-se sócio da Uría Menéndez - Proença de Carvalho, em 2010, quando a “Proença de Carvalho Sociedade de Advogados” - um dos mais prestigiados escritórios portugueses - se uniu à Uría Menéndez.

É advogado desde 1996, tendo exercido a sua actividade, no escritório “Proença de Carvalho”, nos anos de 1996 a 2000 e 2005 a 2010, em diversas áreas, entre as quais se destacam o contencioso civil e comercial, a assessoria jurídica a empresas (direito comercial, societário e financeiro) e o direito penal económico, tendo-se tornado sócio da “Proença de Carvalho Sociedade de Advogados”, em 2009.

É Advogado-Associado do Instituto Português da Corporate Governance: http://www.cgov.pt/.

É, desde o ano de 1999, o responsável pelo departamento jurídico do Grupo Empresarial “Renova”, com empresas em Portugal, Espanha, França e Benelux.

Actividades Académicas, Seminários e Conferências 

Em 2002, obteve o grau de Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com uma dissertação intitulada “Do contrato de suprimento. O financiamento da sociedade entre capital próprio e capital alheio”, sendo-lhe atribuída a classificação de “Muito Bom”, 18 valores.

Em 2007, obteve o grau de Doutor em Direito pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, com uma dissertação intitulada “The europeanization of legal capital. Searching for new ways of protecting creditors in limited liability companies”.

É desde 1997, assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde tem assumido a responsabilidade por aulas práticas e teóricas de Direito das Empresas (Direito do Trabalho e Direito Comercial).

Tem leccionado, com regularidade, em cursos de pós-graduação, nas áreas de Direito Europeu das Sociedades, Direito do Trabalho, Direito da Saúde e Direito do Desporto.

Participa com regularidade em diversas conferências e seminários sobre temas jurídicos.

Publicações: 

• Temas Societários. Maria Ângela Coelho Soares; Jorge Manuel Coutinho de Abreu; Gabriela Figueiredo Dias; Alexandre Mota Pinto; Alexandre Soveral Martins. Almedina, 2006

• Do contrato de suprimento. O financiamento da sociedade entre capital próprio e capital alheio. Alexandre Mota Pinto. Almedina, 2002

Colaborações: 

• Capital social e tutela dos credores. Alexandre Mota Pinto. Em: Nos vinte anos do Código das Sociedades Comerciais, vol. 1. Homenagem aos Profs. Doutores A. Ferrer Correia, Orlando de Carvalho e Vasco Lobo Xavier. AA. VV. Coimbra Editora, 2008

Sobre o escritório Uría Menéndez 

A Uría Menéndez ocupa a primeira posição no mercado ibérico, segundo o directório IFLR1000 publicado pela conhecida editorial jurídica britânica Euromoney. Na sua edição de 2010, o escritório é mencionado em todas as áreas de prática analisadas em Espanha e em Portugal, obtendo a primeira posição em seis delas, a segunda em cinco e a terceira em uma.

O escritório de advogados Uría Menéndez recebeu, em 2010, o prémio de melhor firma do ano na Península Ibérica (Law Firm of the Year: Iberia), conferido pela revista inglesa The Lawyer, na segunda edição dos seus prémios europeus (The Lawyer European Awards).

A revista The Lawyer, que conta já com prémios que reconhecem firmas de advogados de todo o Mundo, decidiu lançar pela primeira vez no ano passado estes prémios, os quais distinguem o trabalho e a trajectória dos escritórios europeus. Um júri formado por 10 advogados independentes e advogados in house, juntamente com a equipa editorial da The Lawyer estudaram e analisaram as mais de 100 candidaturas de firmas de advogados para identificar os escritórios do continente europeu mais merecedores de destaque.

Sem comentários:

Enviar um comentário